Contate-nos 2198847-7114 ou em 2198872-3729
­

O CONSUMO CONSCIENTE E A SUSTENTABILIDADE

By |fevereiro 18th, 2019|

Em recente artigo a especialista em sustentabilidade Julianna Antunes, discorre sobre o mito da economia circular. No texto, a autora discute como alguns profissionais encaram a economia circular como sendo o caminho para a implementação de um processo de sustentabilidade.

De fato, o tema ganhou visibilidade, nos últimos anos, passando a ser destaque nas discussões sobre sustentabilidade, nos meios acadêmicos, na imprensa e nas empresas (nas quais o pensamento sustentável esteja entre os objetivos estratégicos).

O conceito é simples e baseia-se em mudança no modelo de produção de linear para o circular. O leitor pode encontrar maiores informações, no artigo de minha autoria ECONOMIA CIRCULAR, no qual, de forma suscinta, estão descritas as bases do pensamento circular. […]

GESTÃO DE ESTOQUE NO VAREJO FARMACÊUTICO

By |janeiro 15th, 2019|

Estoque é um dos pontos mais controversos do mundo dos negócios. Para muitos ele é um problema, enquanto para outros é solução.

Erroneamente, muitas empresas entendem tratar-se de um assunto afeto às áreas de suprimentos e finanças, quando, na verdade, deveria fazer parte da preocupação de todas as áreas da cadeia de valor do negócio, pois a sua boa gestão afetará o resultado de toda a cadeia.

Por reconhecer a importância do tema, para o sucesso do negócio, no varejo farmacêutico, a ASCOFERJ – Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro escolheu a gestão de estoques como tema de seu primeiro programa, em 2019, em seu canal no Youtube: ”É de Farmácia” que, semanalmente, trata de temas de importância para a gestão das farmácias.

No programa é feita uma abordagem sobre a importância do estoque para a boa gestão do negócio varejista, na cadeia farmacêutica, com destaque para os indicativos de problemas na gestão dos estoques e boas práticas, que levam a maximização da sua eficácia. […]

COMEÇANDO UM NOVO CICLO

By |dezembro 20th, 2018|

Encerramos o ano de 2018. Um ano complexo, em todo o mundo e, particularmente para nós brasileiros, pois tivemos de conviver com instabilidades, nos campos político, econômico e social, que dificultaram muito o planejamento e a realização de negócios.

Mesmo com todas as dificuldades, temos a certeza de que cada um tem algo para comemorar e agradecer, ao final deste ciclo. […]

GESTÃO DE RESÍDUOS NA CADEIA DE VALOR

By |novembro 21st, 2018|

A geração de resíduos é um tema extremamente apaixonante, ao qual empresas e profissionais devem, dedicar atenção, em função dos desdobramentos que a sua existência causa a vida em nosso planeta.

A geração de resíduos permeia todo o processo produtivo, desde de a geração das matérias-primas até o fim do ciclo de vida do produto, causando problemas de escassez ou esgotamento de recursos naturais e contribuindo significativamente, para o aumento da poluição e da degradação ambiental, principalmente em função do descarte inadequado de rejeitos, ao longo de toda a cadeia de valor. […]

A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

By |agosto 23rd, 2018|

Vivemos um momento singular, onde ocorre a transição para uma nova era, que muitos autores denominam de 4.0, no qual a disponibilização da tecnologia em alta escala irá criar uma onda disruptiva, em que processos de trabalho serão fortemente impactados, gerando a necessidade de que profissionais busquem novas habilidades e conhecimentos, para poderem participar deste “novo mundo”, que se desenha.

Neste contexto, venho pensando em como, em um mundo cada vez mais competitivo, um profissional pode se destacar no meio da multidão? Não vejo outra forma, a não ser a atualização profissional, não somente em sua área de formação, mas naquilo que tenha importância para esta nova sociedade em formação.

É fundamental que os profissionais entendam que a busca por novos conhecimentos e o perfeito entendimento do novo ecossistema profissional, onde a digitalização de processos dar-se-á em alta velocidade, descortinando um mundo no qual a inovação deverá estar no centro das estratégias de negócio e com ambientes empresariais abertos, será a mola mestre do desenvolvimento de carreiras, no futuro. […]

O BRASIL PRECISA OLHAR PARA O SETOR DE LOGÍSTICA URGENTEMENTE

By |agosto 22nd, 2018|

Por Gabriel Brito

CORREIO DA CIDADNIA

 20 de agosto de 2018

 

No pri­meiro dia do mês, foi pu­bli­cada Me­dida Pro­vi­sória que re­nova o sub­sídio ao com­bus­tível, após a po­de­rosa greve de­fla­grada pelos ca­mi­nho­neiros em junho. Cal­cula-se que o custo será de 30 bi­lhões de reais até o fim de 2018, quando o ter­mina o man­dato de Mi­chel Temer. Em en­tre­vista ao Cor­reio, Wla­dimir Salles, en­ge­nheiro me­câ­nico e es­pe­ci­a­lista em lo­gís­tica de trans­portes, co­menta a me­dida e os gar­galos bra­si­leiros em tudo que tange ao setor.

“O im­pacto será um au­mento no dé­ficit das contas do go­verno, pois os 30 bi­lhões terão de ser pagos pelo te­souro. Outro risco é que o sub­sídio acabe sendo re­pas­sado para os preços, via in­flação. O re­sul­tado prá­tico, em minha opi­nião, será do au­mento da in­cer­teza ju­rí­dica para o setor de trans­portes, po­dendo acar­retar a de­te­ri­o­ração das re­la­ções entre em­presas trans­por­ta­doras e ca­mi­nho­neiros autô­nomos”, ana­lisou. […]